"Não há nada que um dia de Bike não cure." Caia na Trilha

12.9.12

Pedalar x Calor

Pedalar sob o calor e o sol forte pode ser um grande incômodo para o ciclista.
Mas e então? “A chapa esquentou”? O que fazer nos dias quentes? Muito quentes?
Pedalar no calor é bem mais complicado do que no frio e na chuva.

Então, segue 5 dicas para pedalar no calor:

1 – Protetor Solar

Primeiro e previsivelmente, o protetor solar. Ele não vai te impedir de ficar com aquela belíssima marca de camiseta e de bermuda, mas obviamente vai te proteger do sol forte. Alguns se incomodam, outros já estão acostumados com o look “zebra”, causado pelas várias marcas diferentes de bermudas, shorts e camisas. Utilizar protetor solar durante todo o ano, não importa se o tempo parece meio nublado ou não. Em pedaladas longas, o recomendado é que se use várias vezes, geralmente a cada 40 min.

2 – Hidratação

Outro fator fundamental é a hidratação. É bom andar sempre bem abastecido, não pode faltar água de jeito nenhum. Mais uma vez, as pedaladas longas exigem preparação especial. Nessas (acima de 2 horas), costuma-se levar além de água, bebidas isotônicas, geralmente Gatorade ou água de côco. A hidratação pode lhe salvar de uma insolação ou câimbras. A dica é conhecida: beber um gole d’água a cada 10 ou 15 minutos, mesmo não estando com sede. Quando nosso corpo sente sede é sinal que já estamos sofrendo por alguns processos de desidratação.

3 – Caramanholas

Outra coisa são as caramanholas, as famosas garrafinhas. Existe as térmicas, que podem demorar um pouco mais até a água esquentar e aquelas de plástico, daquelas que você não precisa nem mais comprar, pois em tudo que é lugar que vai ganha uma de brinde. Sejam de melhor qualidade ou as de brinde, uma hora ou outra o calorão vai fazer você pensar que está tomando chá, e não água. O ideal é que para passeios longos para tomar água mais gelada, deixar a garrafinha no congelador ou colocar gelo. Mas não dura muito tempo não.
Outra possibilidade são as mochilas de hidratação. O ponto positivo é a água que mantém sua temperatura por mais tempo, além do fácil acesso (canudinho) podendo beber água sem tirar as mãos do guidom (o que também não é nenhum fim do mundo, no caso de se utilizar caramanholas). Além disso tem a capacidade, variando entre 1 até 3 litros, a depender do modelo. O ponto negativo é a própria mochila, que parece pouco, mas passa a incomodar a medida que aumenta o tempo e a distância das pedaladas.

4 – Vestuário e acessórios adequados

Além disso, roupas claras, leves, de preferência as do modelo Dry-fit (mantém o corpo sempre seco), viseiras no capacete, além é claro, dos óculos escuros, que ajudam bastante a pedalar sob o sol forte. Tudo pronto para pedalar faça muito ou pouco sol.

Nenhum comentário:

Local de Encontro para Saída

Obs.:Praça próximo a subida do Colégio Jesus Cristo Rei

Inspiração

Create your own banner at mybannermaker.com!