"Não há nada que um dia de Bike não cure." Caia na Trilha

11.7.12

Manutenção!!

“É melhor prevenir do que remediar” - Com certeza você já ouviu essa máxima. Na coluna palavra do mecânico, veja o que os “doutores da bike” indicam para evitar uma “intervenção cirúrgica” na sua magrela.

Iniciando as matérias que tratam de manutenção, vamos mostrar alguns cuidados para manter a bicicleta sempre em bom estado. Estas dicas são baseadas nas perguntas mais frequentes das pessoas que adquirem uma bike.

Retoque danos na pintura imediatamente para prevenir corrosão. Se você não encontrar uma tinta na cor que combine, use um esmalte de unhas com uma cor próxima ou uma base transparente.

Cole um pedaço de fita isolante no chainstay direito (tubo de baixo da corrente) da bike para prevenir que a corrente danifique a pintura e também diminuir o barulho que ela provoca quando bate no quadro. Uma opção é ir a uma loja especializada e comprar um protetor de quadro apropriado.

Semanalmente, verifique se as sapatas de freio têm algo preso na sua superfície que poderão desgastar prematuramente os aros (pedaços de alumínio, grãos de areia). Retire-os com uma faca ou objeto pontiagudo.

Se você usa a bike com bastante frequência, faça revisões periódicas.

Uma cobertura de cera ajuda a manter a bike limpa. Use cera automotiva líquida para isso. Cuidado com os freios a disco, não os encere.

Antes de sair para pedalar, confira se os pneus estão calibrados (a pressão de uso está sempre marcada na lateral do pneu). Andar com eles murchos pode danificar o aro, a câmara e até o pneu.

Se você carrega um cadeado/trava na bike, não os deixe simplesmente pendurados no guidão ou enrolados no canote de selim, pois eles vão balançar enquanto pedala e vão danificar a pintura da bike. Use o suporte apropriado que costuma acompanhar estes acessórios, ou carregue-os na mochila.

Bikes novas costumam ter uma garantia de loja para uma regulagem da transmissão e dos freios (estes componentes costumam desregular nas bikes novas nos primeiros dias). Use este check-up gratuito, pois é importante para garantir um funcionamento adequado e a durabilidade dos componentes.

Se você tiver que estacionar a bike ou até mesmo deixá-la no chão, tente deixar o lado direito para cima, a fim de proteger a transmissão, principalmente o câmbio traseiro, que pode acabar danificado, fazendo as marchas “pularem”. Ao mesmo tempo, se sua bike tem freios a disco, cuide para não encostar o rotor (disco) em nada, de forma a não o entortar.

Andar de bike na chuva é até legal de vez em quando, mas seque a bike assim que chegar em casa e se possível, aplique um pouco de óleo na corrente para não enferrujar e danificar o componente. Se foi na trilha e pegou lama, leve a bike a uma oficina especializada que vai saber o que fazer nestes casos.

Nunca encoste ou estacione a bike de forma que o quadro fique tocando na parede, rack ou suporte. Os tubos da bike têm paredes finas e poderão amassar ou danificar a pintura. Se tiver que encostar a bike, apoie pelo selim e guidão. A maioria dos suportes segura a bike pelas rodas.

Evite emprestar sua bike para outras pessoas andarem. Elas podem não ter o mesmo cuidado que você com a bike e acabar danificando algo.
Fonte: http://www.revistabicicleta.com.br/

Nenhum comentário:

Local de Encontro para Saída

Obs.:Praça próximo a subida do Colégio Jesus Cristo Rei

Inspiração

Create your own banner at mybannermaker.com!