É comum estar pedalando e ver
alguém com a bicicleta estralando. Muitas vezes as nossas também estão assim.
Para um funcionamento correto
das marchas de nossas bikes, é necessário que as polias do câmbio traseiro
estejam alinhadas com o pinhão (o conjunto de pinhões compõe o cassete ou
catraca) mantendo a corrente centrada. Caso não esteja, ela atrasa na mudança
de marcha, ou pra subir ou pra descer. Se atrasar para subir, é necessário
“puxar” um pouco o cabo (no regulador do manete ou cambio traseiro), se atrasar
na descida (mais perigoso) tem que “soltar” o cabo de cambio. Isso para câmbios
convencionais, há alguns que trabalham invertidos.
As vezes tentamos regular e
não dá jeito. Pode ser um sinal de desgaste do câmbio, cria folgas não
permanecendo firme; gancheira torta, mantém as polias inclinadas; ou sujeira
pelos conduítes e cabos, dificultando a movimentação dos cabos.
Já o câmbio dianteiro, é mais
simples de regular quando está na coroa do meio, pois dificilmente você
conseguirá usar essa coroa com a primeira ou a ultima atras. A corrente raspará
no cambio. Por questão de gosto, na minha bicicleta regulo o cambio dianteiro
de modo que permita utilizar a mais leve atrás, sendo que quando preciso das
mais pesadas (as duas ultimas) faço a mudança pra terceira coroa na frente. O
cambio dianteiro deve permitir a mudança pra coroa pequena e grande sem atrasos
ou queda de corrente.
Um detalhe importante é sobre
os momentos de mudança de marcha. Evite trocar de marcha quando estiver fazendo
força em subidas, isso atrasa a mudança e põe em risco a vida útil dos
componentes da transmissão. O ideal é tentar dar uma aliviada no pedal ou
pedalar um pouco em pé pra acelerar a bike. Haverá momentos em que a mudança
será feita mesmo fazendo força, aí pode demorar a mudar ou forçar tudo.
OBS.: O Vídeo esta em inglês, mas esta todo auto-instruído.
Diferença de funcionamento de Câmbios de duas marcas famosas.
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