"Não há nada que um dia de Bike não cure." Caia na Trilha

13.2.12

Manutenção - Regulagem do Cambio Taseiro


É comum estar pedalando e ver alguém com a bicicleta estralando. Muitas vezes as nossas também estão assim.
Para um funcionamento correto das marchas de nossas bikes, é necessário que as polias do câmbio traseiro estejam alinhadas com o pinhão (o conjunto de pinhões compõe o cassete ou catraca) mantendo a corrente centrada. Caso não esteja, ela atrasa na mudança de marcha, ou pra subir ou pra descer. Se atrasar para subir, é necessário “puxar” um pouco o cabo (no regulador do manete ou cambio traseiro), se atrasar na descida (mais perigoso) tem que “soltar” o cabo de cambio. Isso para câmbios convencionais, há alguns que trabalham invertidos.
As vezes tentamos regular e não dá jeito. Pode ser um sinal de desgaste do câmbio, cria folgas não permanecendo firme; gancheira torta, mantém as polias inclinadas; ou sujeira pelos conduítes e cabos, dificultando a movimentação dos cabos.
Já o câmbio dianteiro, é mais simples de regular quando está na coroa do meio, pois dificilmente você conseguirá usar essa coroa com a primeira ou a ultima atras. A corrente raspará no cambio. Por questão de gosto, na minha bicicleta regulo o cambio dianteiro de modo que permita utilizar a mais leve atrás, sendo que quando preciso das mais pesadas (as duas ultimas) faço a mudança pra terceira coroa na frente. O cambio dianteiro deve permitir a mudança pra coroa pequena e grande sem atrasos ou queda de corrente.
Um detalhe importante é sobre os momentos de mudança de marcha. Evite trocar de marcha quando estiver fazendo força em subidas, isso atrasa a mudança e põe em risco a vida útil dos componentes da transmissão. O ideal é tentar dar uma aliviada no pedal ou pedalar um pouco em pé pra acelerar a bike. Haverá momentos em que a mudança será feita mesmo fazendo força, aí pode demorar a mudar ou forçar tudo.

OBS.: O Vídeo esta em inglês, mas esta todo auto-instruído.



Diferença de funcionamento de Câmbios de duas marcas famosas.


Nenhum comentário:

Local de Encontro para Saída

Obs.:Praça próximo a subida do Colégio Jesus Cristo Rei

Inspiração

Create your own banner at mybannermaker.com!